Pôlonia – 4 dias em Cracóvia: hospedagem, conhecendo o centro histórico e o castelo de Wawel

Pôlonia – 4 dias em Cracóvia: hospedagem, conhecendo o centro histórico e o castelo de Wawel

Pôlonia -4 Dias em Cracóvia: hospedagem, conhecendo o centro histórico e o Castelo de Wawel

Viagem a Suíça, República Tcheca e Polônia. Dia 11

Nosso roteiro do primeiro dia em Cracóvia:

Acordamos prontos e dispostos a aproveitar nosso primeiro dia na Cracóvia. E foi isso que fizemos, e tudo a pé. Cracóvia é uma das mais antigas cidades da Polônia, foi capital do governo nazista durante a segunda guerra mundial mas saiu ilesa dos bombardeios, o que a preservou da destruição dos seus monumentos. Ela é o principal centro acadêmico da Polônia, portanto, sua população é bem jovem, universitária, sendo assim, uma cidade animada com bons pubs, cafés e lojas.

Ficamos alojados em um simpático apartamento a 10 minutos do centro histórico, em frente ao shopping Galeria Krakowska (a alegria das mulheres rs). Alugamos pelo Airbnb e o nosso guest foi o mais atencioso de todos. O apartamento tem um espaço bom, bem decorado e tem todos os tipos de vídeo game e jogos de tabuleiro, muito legal.

Hospedagem AirBnb EUR 66,80 a diária (2017).

Costa Café

Começamos o dia com um café da manhã caprichado no Costa Coffe. Em qualquer hora do dia para qualquer ocasião vá ao Costa Coffe, o melhor da vida!! A mistura dos sabores na bebida é incrível e as tortas e doces também são maravilhosamente gostosas; o lugar é bem aconchegante! Por mim, comeríamos lá todo dia. Quando se gosta muito de um lugar é difícil descrever, não existem adjetivos suficientes rs…

Café costa PLN 60,00 café especial + sanduíche natural + sobremesa (Endereço: Floriańska 57)

Olhem o tamanho dessa xícara de Café!!

costa coffe vao bora viajar

Costa Café – Delicioso em tudo.



De barriga cheia, fomos em busca de um bom câmbio para trocarmos Euros por Zlotys poloneses. Na rua principal Florianska existem vários com o nome Kantor = câmbio na fachada. Checamos alguns deles mas acabamos por trocar em uma indicação que tivemos o Union Standad próximo à Praça do Mercado no endereço ul. Szczepanska 7. No dia em que trocamos, conseguimos o valor de PLZ 4,11 por Euro, bem similar ao Real Brasileiro, o que facilitou bem na hora de fazer as conversões.

Turistando pela cidade

Concluída as atividades indispensáveis, fomos bater perna pela cidade. Nosso circuito começou na Praça do Mercado até o castelo de Wawel passando pela rua Grodzka (no centro de informações turísticas, existem mapas e livretos em português 0800).

A cidade é bem simpática, construções antigas mescladas com restaurantes modernos e muitas carruagens lindas nas ruas. A Praça do Mercado estava bem cheia e além do tradicional mercado indoors, o mercado de natal estava montado na área externa. Barracas com bebidas, comidas típicas, venda de souvenirs, artesanatos, roupas, tudo ao ar livre decorado de Natal.

Cracóvia Centro

Lindas carruagens invadem todas as ruas da cidade.

cracovia-vao-bora-viajar

Rua Grodzka em um dia bem nublado.

cracovia-vao-bora-viajar

Rua Florianska – A principal rua da cidade. No final a Praça do Mercado com as torres da Basílica de Santa Maria.

cracovia-vao-bora-viajar

Início da Rua Florianksa, Costa Coffe último prédio a direita (amarelo).

cracovia-vao-bora-viajar



A Praça do Mercado

Mercado da Praça

Mercado da Praça – indoors

mercado-de-rua-cracovia

Mercado de Natal – Outdoors

mercado-de-rua-cracovia

Charmoso bar no Mercado de Natal – Outdoors

mercado-de-rua-cracovia

Mercado de Natal – Outdoors

Castelo de Wawel

Depois de observar e absorver a atmosfera da cidade, seguimos pela rua Grodzka sentido castelo de Wawel. Essa rua é cheia de lojas e pessoas, mas, é engraçado o contraste, se você entrar nas ruas paralelas a ela, é tudo deserto e bem calminho.

Chegando ao final da rua o Castelo de Wawel é muito notório com muros enormes. Sua construção é, na verdade, um complexo de obras construídas em diferentes épocas e estilos, o que o torna bem único e recheado de história ao longo dos anos. Pode se comprar ingressos separados para exposições e museus conforme o tempo que você quer usar alí e seus interesses. Existe uma parte de livre acesso com jardins e construções que já revelam o contraste e a realeza do lugar. Vale a pena a visita! Os bilhetes podem ser comprados na bilheteria do castelo ou pelo site oficial.

Catedral: zl 10; Salões de Estado: zl 15; Apartamentos Reais: zl 20

wawel-vaoboraviajar

Pátio do Castelo de Wawel

wawel-vaoboraviajar

Castelo de wawel

Castelo de wawel

A Catedral do Castelo de Wawel

Saindo do Castelo de Wawel voltamos em direção à Praça do Mercado e encontramos o que seria nosso restaurante favorito nessa cidade. Graças a Deus ainda é só o primeiro dia! Na rua Grodzka esquina com a Senacka tem uma pequena confeitaria com várias tortas lindas na vitrine, mas o segredo está escondido aqui! Você entra nessa confeitaria vai até o final dela e desce as escadas à esquerda (as únicas escadas). Lá um mundo novo se abre rs, uma caverninha quase que no sentido literal, com decoração impressionante, poltronas de couro, muito único. Você pode descer mais um lance de escadas, lá em baixo um bar com mezanino (sim, embaixo da terra!!) e outros ambientes, tudo muito bem pensado. Comemos um delicioso hambúrguer aqui, tortilhas e sopas. As apresentações dos pratos são impecáveis, a sopa vem pendurada em um caldeirão, quanta criatividade! As fotos não fazem jus a esse lugar.

Grill & Bar: PLN 24,00 (hamburger)

Pode reparar que em Cracóvia nosso relato envolve muitas comidas, bom… foi uma das melhores gastronomias que encontramos.

cracovia-restaurante



restaurante - cracovia

Restaurante apelidado por nós de caverninha em Cracóvia

Restaurante Cracovia

Restaurante apelidado por nós de caverninha -Cracovia, ainda tem mais um andar abaixo com bar e mesanino.

Demos mais algumas voltas pelo centro histórico agora com luzes de Natal acesas e fomos rumo ao supermercado Carrefour dentro do Shopping Galeria Krakowska. Se você também é fã de supermercados e vai procurar esse, fique atento: o shopping tem 2 deles! Um bem pequeninho no primeiro andar e o maiorzão no último andar. Reabastecemos nossa dispensa com comidas para o café da manhã e voltamos ao apê.

Carrefour galeria Krakowska (endereço)

Para descansar do incansável frio dessa cidade, terminamos o dia com um delicioso choc quente caseiro com Nutella, muito vídeo game e um documentário sobre o campo de concentração de Auschwitz, nosso passeio do dia seguinte.



Cracóvia

Cracóvia

Noite em Cracóvia

Noite em Cracóvia

Dia 2 – Auschwitz

Nosso segundo dia foi inteiro para conhecer o Campo de Concentração em Auschwitz. Fizemos um post especial para isso: Clique Aqui

Dia 3 – Bairro Judeu e Fábrica de Schindler

Nosso terceiro dia foi um tour pelo bairro judeu, Fabrica de Schindler e centro histórico de Cracóvia para compra de souvenir. Veja Aqui.

Dia 4 – Mina de Sal em Wieliczka

Hoje conhecemos a Mina de Sal na cidade de Wieliczka. Uma mina muito antiga e profunda, com certeza uma surpresa agradável e um passeio imperdível: Confira aqui.

Dia 5 -Último dia em Cracóvia

Último dia de férias nessa cidade gelada e encantadora. O dia foi básico hoje, revisitamos os nossos lugares favoritos que inclui o restaurante caverninha citado no dia 1, a Praça do Mercado, a Rua Florianska com seus cafés e lojinhas e o amado Café Costa, simplesmente o melhor.

Para finalizar o dia, fomos à Galeria Krakowska (shopping) para checar os preços por lá. No geral, os preços são mais altos do que no Brasil para roupas e acessórios. No entanto, as farmácias tem bons preços com todos os tipos e marcas de maquiagem e ótimos cremes para pele e cabelo. No entanto, leve um tradutor (no smartphone offline). Pode ser bem difícil tentar entender qualquer palavra impressa nos produtos.

O dia se findou com a arrumação das malas e mais um delicioso chocolate quente com Nutella e sorvete. Com certeza, gratos pela oportunidade que Deus nos deu de conhecer tanta história e tanto lugar lindo como esses que tivemos o privilégio de ver. Estamos à disposição para esclarecer qualquer dúvida que não ficou clara neste relato.

cracovia

Confira cada dia da nossa viagem:

Polônia 

Viajando de Praga a Cracóvia – De ônibus

Cracóvia 4 Dias – Centro Histórico, hospedagem, restaurantes.

Auschwitz – Conhecendo um campo de concentração – Dia 2

O Bairro Judeu e a Fábrica de Schindler – Dia 3

Mina de Sal em Wieliczka – Dia 4

República Tcheca

Praga: 5 dias

Dia 1: Hotel, Cambio, Apple museum, Restaurante JazzPraga

Dia 2: Old Town Square, Castelo de Praga, Ponte Carlos, Malá Strana, Mosteiro de Strahov

Dia 3: Bairro Judeu, Praça Venceslau, noite em Praga

Dia 4: Cabeça de Franz Kafka, Casa Dançante, Noite em Praga

Praga – Dia 5: Mercado Havelska e compras,Cisnes, Ilha de Kampa, Muro de Jonh Lennon

Cesky Krumlov: 1 Dia

Suíça

Dia 1 – Montreaux e Gruyères

Dia 2 – Grindewald, Lauterbrunnen e Berna

Dia 3 – Lausanne

Viagem em Novembro/Dezembro de 2017

Envie seu comentário