Pôlonia -4 Dias em Cracóvia: hospedagem, conhecendo o centro histórico e o Castelo de Wawel
Viagem a Suíça, República Tcheca e Polônia. Dia 11
Nosso roteiro do primeiro dia em Cracóvia:
Acordamos prontos e dispostos a aproveitar nosso primeiro dia na Cracóvia. E foi isso que fizemos, e tudo a pé. Cracóvia é uma das mais antigas cidades da Polônia, foi capital do governo nazista durante a segunda guerra mundial mas saiu ilesa dos bombardeios, o que a preservou da destruição dos seus monumentos. Ela é o principal centro acadêmico da Polônia, portanto, sua população é bem jovem, universitária, sendo assim, uma cidade animada com bons pubs, cafés e lojas.
Ficamos alojados em um simpático apartamento a 10 minutos do centro histórico, em frente ao shopping Galeria Krakowska (a alegria das mulheres rs). Alugamos pelo Airbnb e o nosso guest foi o mais atencioso de todos. O apartamento tem um espaço bom, bem decorado e tem todos os tipos de vídeo game e jogos de tabuleiro, muito legal.
Hospedagem AirBnb EUR 66,80 a diária (2017).
Costa Café
Começamos o dia com um café da manhã caprichado no Costa Coffe. Em qualquer hora do dia para qualquer ocasião vá ao Costa Coffe, o melhor da vida!! A mistura dos sabores na bebida é incrível e as tortas e doces também são maravilhosamente gostosas; o lugar é bem aconchegante! Por mim, comeríamos lá todo dia. Quando se gosta muito de um lugar é difícil descrever, não existem adjetivos suficientes rs…
Café costa PLN 60,00 café especial + sanduíche natural + sobremesa (Endereço: Floriańska 57)
De barriga cheia, fomos em busca de um bom câmbio para trocarmos Euros por Zlotys poloneses. Na rua principal Florianska existem vários com o nome Kantor = câmbio na fachada. Checamos alguns deles mas acabamos por trocar em uma indicação que tivemos o Union Standad próximo à Praça do Mercado no endereço ul. Szczepanska 7. No dia em que trocamos, conseguimos o valor de PLZ 4,11 por Euro, bem similar ao Real Brasileiro, o que facilitou bem na hora de fazer as conversões.
Turistando pela cidade
Concluída as atividades indispensáveis, fomos bater perna pela cidade. Nosso circuito começou na Praça do Mercado até o castelo de Wawel passando pela rua Grodzka (no centro de informações turísticas, existem mapas e livretos em português 0800).
A cidade é bem simpática, construções antigas mescladas com restaurantes modernos e muitas carruagens lindas nas ruas. A Praça do Mercado estava bem cheia e além do tradicional mercado indoors, o mercado de natal estava montado na área externa. Barracas com bebidas, comidas típicas, venda de souvenirs, artesanatos, roupas, tudo ao ar livre decorado de Natal.
A Praça do Mercado
Castelo de Wawel
Depois de observar e absorver a atmosfera da cidade, seguimos pela rua Grodzka sentido castelo de Wawel. Essa rua é cheia de lojas e pessoas, mas, é engraçado o contraste, se você entrar nas ruas paralelas a ela, é tudo deserto e bem calminho.
Chegando ao final da rua o Castelo de Wawel é muito notório com muros enormes. Sua construção é, na verdade, um complexo de obras construídas em diferentes épocas e estilos, o que o torna bem único e recheado de história ao longo dos anos. Pode se comprar ingressos separados para exposições e museus conforme o tempo que você quer usar alí e seus interesses. Existe uma parte de livre acesso com jardins e construções que já revelam o contraste e a realeza do lugar. Vale a pena a visita! Os bilhetes podem ser comprados na bilheteria do castelo ou pelo site oficial.
Catedral: zl 10; Salões de Estado: zl 15; Apartamentos Reais: zl 20
Saindo do Castelo de Wawel voltamos em direção à Praça do Mercado e encontramos o que seria nosso restaurante favorito nessa cidade. Graças a Deus ainda é só o primeiro dia! Na rua Grodzka esquina com a Senacka tem uma pequena confeitaria com várias tortas lindas na vitrine, mas o segredo está escondido aqui! Você entra nessa confeitaria vai até o final dela e desce as escadas à esquerda (as únicas escadas). Lá um mundo novo se abre rs, uma caverninha quase que no sentido literal, com decoração impressionante, poltronas de couro, muito único. Você pode descer mais um lance de escadas, lá em baixo um bar com mezanino (sim, embaixo da terra!!) e outros ambientes, tudo muito bem pensado. Comemos um delicioso hambúrguer aqui, tortilhas e sopas. As apresentações dos pratos são impecáveis, a sopa vem pendurada em um caldeirão, quanta criatividade! As fotos não fazem jus a esse lugar.
Grill & Bar: PLN 24,00 (hamburger)
Pode reparar que em Cracóvia nosso relato envolve muitas comidas, bom… foi uma das melhores gastronomias que encontramos.
Demos mais algumas voltas pelo centro histórico agora com luzes de Natal acesas e fomos rumo ao supermercado Carrefour dentro do Shopping Galeria Krakowska. Se você também é fã de supermercados e vai procurar esse, fique atento: o shopping tem 2 deles! Um bem pequeninho no primeiro andar e o maiorzão no último andar. Reabastecemos nossa dispensa com comidas para o café da manhã e voltamos ao apê.
Carrefour galeria Krakowska (endereço)
Para descansar do incansável frio dessa cidade, terminamos o dia com um delicioso choc quente caseiro com Nutella, muito vídeo game e um documentário sobre o campo de concentração de Auschwitz, nosso passeio do dia seguinte.
Dia 2 – Auschwitz
Nosso segundo dia foi inteiro para conhecer o Campo de Concentração em Auschwitz. Fizemos um post especial para isso: Clique Aqui
Dia 3 – Bairro Judeu e Fábrica de Schindler
Nosso terceiro dia foi um tour pelo bairro judeu, Fabrica de Schindler e centro histórico de Cracóvia para compra de souvenir. Veja Aqui.
Dia 4 – Mina de Sal em Wieliczka
Hoje conhecemos a Mina de Sal na cidade de Wieliczka. Uma mina muito antiga e profunda, com certeza uma surpresa agradável e um passeio imperdível: Confira aqui.
Dia 5 -Último dia em Cracóvia
Último dia de férias nessa cidade gelada e encantadora. O dia foi básico hoje, revisitamos os nossos lugares favoritos que inclui o restaurante caverninha citado no dia 1, a Praça do Mercado, a Rua Florianska com seus cafés e lojinhas e o amado Café Costa, simplesmente o melhor.
Para finalizar o dia, fomos à Galeria Krakowska (shopping) para checar os preços por lá. No geral, os preços são mais altos do que no Brasil para roupas e acessórios. No entanto, as farmácias tem bons preços com todos os tipos e marcas de maquiagem e ótimos cremes para pele e cabelo. No entanto, leve um tradutor (no smartphone offline). Pode ser bem difícil tentar entender qualquer palavra impressa nos produtos.
O dia se findou com a arrumação das malas e mais um delicioso chocolate quente com Nutella e sorvete. Com certeza, gratos pela oportunidade que Deus nos deu de conhecer tanta história e tanto lugar lindo como esses que tivemos o privilégio de ver. Estamos à disposição para esclarecer qualquer dúvida que não ficou clara neste relato.
Confira cada dia da nossa viagem:
Polônia
Viajando de Praga a Cracóvia – De ônibus
Cracóvia 4 Dias – Centro Histórico, hospedagem, restaurantes.
Auschwitz – Conhecendo um campo de concentração – Dia 2
O Bairro Judeu e a Fábrica de Schindler – Dia 3
Mina de Sal em Wieliczka – Dia 4
República Tcheca
Praga: 5 dias
Dia 1: Hotel, Cambio, Apple museum, Restaurante JazzPraga
Dia 2: Old Town Square, Castelo de Praga, Ponte Carlos, Malá Strana, Mosteiro de Strahov
Dia 3: Bairro Judeu, Praça Venceslau, noite em Praga
Dia 4: Cabeça de Franz Kafka, Casa Dançante, Noite em Praga
Praga – Dia 5: Mercado Havelska e compras,Cisnes, Ilha de Kampa, Muro de Jonh Lennon
Suíça
Dia 2 – Grindewald, Lauterbrunnen e Berna
Viagem em Novembro/Dezembro de 2017