Peru – 15 dias – Cusco e Vale Sagrado

Peru – 15 dias – Cusco e Vale Sagrado

Cusco e Vale Sagrado
Dia 1

Chegamos a tarde em Cusco, nossa anfitriã do Airbnb foi nos buscar no aeroporto, e, como a rua de sua casa (que contratamos) estava sendo reformada, ela nos acomodou no Hostal San Blas, um excelente hotel bem no centro histórico de Cusco. Pagamos apenas PEN 10,00 de Uber do aeroporto até o centro. Aproveitamos o conforto do hotel e descansamos. Tiramos o resto do dia para aclimatar e caminhar vagarosamento pelo centro de Cusco.

Decidimos experimentar outro famoso prato peruano: Porquinho da Índia (Cuy). Elegemos o Restaurante SumaQcha próximo a Plaza das Armas. O Chef nos pediu 1 hora para preparar, pois disse que é tudo muito fresco. Enquanto isso demos uma volta pela praça.

Carne de Porquinho da India e Alpaca no mesmo dia. O que achei? Gostei muito da carne de Alpaca.  O porquinho eu não consegui comer com naturalidade, o cheiro é muito forte e aquelas patinhas, dentinhos, ah não desceu gostoso rs. Parece um franguinho, mas de carne mais escura, o gosto é ok. Porquinho PEN 70,00, Alpaca PEN 35. Ganhamos de cortesia um licor de Anis para digestão e fomos dormir de barriga cheia.

Porquinho da india cusco

Porquinho da india de jantar!

Dia 7 – Cusco

O Café da manhã do Hostal San Blas foi sensacional, frutas, queijo, pão, cerais, iogurte…enfim, bom demais. Saímos para caminhar pela cidade e seu centro histórico.

Café da manhã Hostal San Blas

Café da manhã Hostal San Blas

Programação:

Troca de dinheiro: Av do Sol, cheia de câmbios uma ao lado da outra, várias boas opções.

Pedra dos 12 ângulos: um marco da genialidade das construções incas. Fica cravada em uma parede na ruela X. Preste atenção para não passar despercebida.

-Subimos até a Praça de San Blas aonde tem uma feirinha ao ar livre, uma fonte e alguns restaurantes.

Praça San Blas - Cusco

Praça San Blas – Cusco

-Conhecemos o Convento de São Domingos – PEN 15,00. Tem muita coisa interessante lá, mas sem guia, não vale a pena. Na porta fica alguns guias e eles cobram PEN 50,00 para te guiar pelo museu, você tem a opção de tentar juntar um grupo para diminuir o valor que é o mesmo para o grupo todo.

Convento Santo Domingos - Cusco

Jardins do Convento Santo Domingos – Cusco

Convento Santo Domingos - Cusco

Convento Santo Domingos – Cusco

Convento Santo Domingos - Cusco

Convento Santo Domingos – Cusco

-Passeamos pela Av. Do Sol e almoçamos na Praça das Armas no Restaurante Cava Mora. Pedimos uma carne com tábuas e batatas, deliciosa com buffet de salada de cortesia. Foi PEN 88,00 mas alimentou tranquilamente 3 pessoas. O restaurante é gostoso e tem uma sacada com vista para a praça. Indico.

Almoço no Cava Mora

Almoço no Cava Mora

– Fomos ao Mercado de São Pedro, um enorme mercado artesanal que vende souvenir, comida, roupa, tudo que você pode querer em Cusco rs. Os preços são muito bons e facilmente negociados, sempre pechinche, o preço sempre abaixa! O mercado é uma baderna organizada.

Mercado San Pedro

Mercado San Pedro

Fechamos o nosso tour para o vale sagrado por PEN 45,00/pessoa com almoço incluído. Fomos abordados na Praça das Armas e lá mesmo conferimos preço de 3 agências e fechamos com a mais barata/confiável.

Depois de um banho e alguns minutos de descanso fomos jantar no Restaurante Tratoria Adriano. Comemos uma pizza média que em Cusco na verdade é uma pizza individual rs .Foi PEN 25,00 e não foi lá grandes coisas. Colo de chocolate de sobremesa e cama!

Dia 2
Vale Sagrado

Agência: Inkas City Tours (Plaza das Armas, Portal do comércio nº 121) Margarita: +51 98615-1138

Valor PEN 45,00/pessoa com almoço.

O boletim turístico para entrar nos locais é comprado separadamente nas entradas das atrações, existem 2 opções:

O de PEN 70,00 (parcial) que inclui (compramos esse) = As ruinas de Pisac, Ollantaytambo, Moray e Chinchero.

O completo é PEN 130 e inclui: Parque arqueológico de Saqsayhuaman, Q’enqo, Puka pukara e Tambomachay, Museu do sítio de Qoricancha, Museu Histórico Regional, Museu de Arte Contemporânea, Monumento a Pachacuteq, Parque Arqueológico de Tipon e Parque Arqueológico de Pikillaqta, Parque Arqueológico de Ollantaytambo, Parque Arqueológico de Pisaq, Parque Arqueológico de Chinchero e Parque Arqueológico de Moray.

O Vale Sagrado dos incas ou o Vale Urubamba é um dos mais famosos lugares de exploração arqueológica do mundo.  São várias ruinas que acompanham o rio e também as constelações, as cidades eram construídas com o formato das constelações, uma maestria que impressiona. A simetria e distância entre elas são incríveis. O nosso tour incluiu: Pisac e Ollantaytambo.

Pisac

Pisac

Pisac

Nosso ônibus saiu as 08h em ponto. Depois de algumas horas paramos em Pisac uma antiga ruína Inca construída com o formato XX. Os campos de cultivo são a primeira coisa que nos conta o quão avançada essa civilização era. Terraços agrícolas construídos no alto das montanhas para aclimatar as plantas e cultivos com várias camadas que garantem o sucesso da plantação. A irrigação também muito bem planejada com aquedutos para levar água também a área residencial. Nas montanhas ao fundo se encontra o cemitério, vários túmulos em buracos escondidos. Infelizmente eles foram saqueados na colonização espanhola. As fachadas das casas também demonstram a expertise deles nas construções que aguentam terremotos com inclinação das paredes de 13 graus e pedras que se movem umas sobre as outras. Depois de caminhar um pouco pela região, voltamos às pressas ao ônibus para o próximo destino.

Paramos pra almoçar em um restaurante que não era lá maravilhoso… rs. Mas com buffet livre e sobremesa.

Ruínas de Pisac

Ruínas no topo de Pisac

Terraços de Agricultura em Pisac

Terraços de Agricultura em Pisac

Pisac

Pisac Panorâmica

A turma reunida em Pisac

A turma reunida em Pisac

Cemitério de Pisac

Cemitério de Pisac

Ollantaytambo

Depois de mais algumas horas no ônibus, chegamos a cidade de Ollamtaytambo. Uma incrível cidade inca, ótima para passar 1 dia inteiro só nela, com feirinhas, cafés e restaurantes. A parte histórica é acessada por um portão especial dentro de uns muros enormes. O formato dessa cidade é de uma lhama, e ela era a cidade dedicada ao templo da reprodução. Vários detalhes dessa cidade nos impressionaram como o emparelhamento das sombras das montanhas com as paredes do templo do sol. As pedras cortadas com muita simetria e bem polidas, bem lisinhas. Tivemos pouco tempo aqui devido a longa distância entre os lugares que visitamos hoje, mas valeu muito a pena a visita.

Voltamos para o bus e ficou muito tarde, o último lugar Chinchero já havia fechado. Para compensar, o tour parou no Centro Têxtil de Chinchero. As típicas peruanas com os trajes nos explicam de maneira muito bem-humorada como todo o processo ocorre. Desde quando a lã é tosquiada da Alpaca, como é lavada com raízes naturais, como é tingida e tecida. Eu particularmente amei!!

Chegamos bem tarde! Nesse passeio são longas horas de ônibus, na cidade e eles nos deixaram a uns 5 quarteirões da praça das armas. Aff

Ollantaytambo

Ollantaytambo

Ollantaytambo

Ollantaytambo

Ollantaytambo

Ollantaytambo

Ollantaytambo

Ollantaytambo

Dia 3
Cusco

Plaza das Armas - Cusco

Plaza das Armas – Cusco

Plaza das Armas - Cusco

Plaza das Armas – Cusco

Hoje foi dia de passear.

Nosso café da manhã foi delicioso em um restaurante na Av do Sol chamado Travessias. Típico peruano, bem gostoso com direito a empanadas e um alfajor delícia! Ficou em só PEN 21,00. Depois descemos até o mercado de Artesanato Artesanias Llancaqmaki, descendo a Av. Do Sol. Esse é mais organizado e limpo que o São Pedro, os valores são os mesmos ou até mais baratos.

Café da manha - Restaurante Travessias

Café da manha – Restaurante Travessias

Aproveitamos que estávamos próximo e passamos na agência Inca Peru Trail para acertar os detalhes da nossa Inca Jungle Trail. Contarei detalhes no post específico.

O jantar foi no Restaurante KONA na rua Triunfa, muito bom, com comidas orgânicas e pratos muito bem selecionados, bem preparados e bem servidos. Muito gostoso e o preço ok, por volta de PEN 33 o prato. Finalizamos a noite com Starbucks e uma novidade infeliz: após as 21h30 Cusco fecha o registro de água de toda cidade. Só os hotéis e alguns estabelecimentos que tem caixa d’água. Como estávamos em um Airbnb, não conseguimos tomar banho esse dia. Reclamamos no site Airbnb,  pois isso não nos tinha sido comunicado antes pelo anfitrião, eles nos deram um bônus e cancelaram nossa próxima reserva com estorno das diárias futuras.

Plaza das Armas - Cusco

Plaza das Armas – Cusco

Jantar em Kona

Jantar em Kona

Nosso roteiro:

Lima – 2 dias
Parque Nacional de Huascaran – 3 dias
Cusco e Vale Sagrada – 4 dias
Inca Jungle – Machu Picchu 4 dias

Envie seu comentário