Praga – Dia 2: Old Town Square, Castelo de Praga, Ponte Carlos, Malá Strana, Mosteiro de Strahov
Viagem a Suíça, República Tcheca e Polônia. Dia 5
O dia já começou bem, com um delicioso café da manhã tcheco e uma vista maravilhosa do nosso apê. Energias carregadas para andar muito hoje. Fizemos o roteiro todo a pé e, valeu a pena respirar o ar de cada canto da cidade.
Old Town Square
Começamos o roteiro pela Praça da Cidade Velha (Old Town Square). A torre da prefeitura, o mais importante monumento da praça estava em reforma, mas o relógio astronômico estava à vista. Verdadeiramente lindo, um dos mais antigos e detalhados de todo o mundo, ele indica as fases da lua e movimento das estrelas. De hora em hora ele tem uma apresentação dos bonecos apóstolos, mas não vale a pena esperar para ver.
Visitamos primeiro a Igreja de St. Nicholas (em Praga tem 2, essa é a da Old Town Square), com sua fachada clarinha e arquitetura impressionante. Essa igreja ainda é ativa e seus membros são da fé hussita. À noite, ela vira um local de concertos musicais devido à sua acústica perfeita. Seu interior é muito belo e vale a pena conferir, não gasta nem 10 minutos e a entrada é gratuita.
A igreja Nossa Senhora Maria de Tyn estava fechada, mas a fachada já rende alguns minutos de contemplação e lindas fotos junto com toda arquitetura da cidade.
Ponte Carlos e Malá Strana
Seguimos em direção à famosa Ponte Carlos. Wow, o cartão postal de Praga é realmente um conjunto encantador. Não são só as esculturas, não é só a ponte, não é só sua torre. É o conjunto, a vista da ponte para os dois lados da cidade com o reflexo do rio, os artista tchecos espalhados por ela, os detalhes, os postes de luz antigos a arquitetura. Ficamos apaixonados. Para saber mais sobre as esculturas leia aqui .
Chegamos ao outro lado, o bairro de Malá Strana é charmoso (e cheio rs), tive a impressão que a região central do bairro é mesmo pequena, mas com muito comércio e movimento. A arquitetura então, nem se fala, a coisa mais linda. Já iniciamos a jornada do outro lado provando o famoso Trollo. Já ouvi falar que ele não é original da República Tcheca, mas todas as esquinas tem uma vendinha e por isso eu o considero tradicional da cidade sendo obrigatório experimentar. Pra quem gosta de pão esse é um delicioso, diferente, circular cone recheado com chocolate, morango e chantilly.
Trollo CZK 119,00
Continuamos subindo a mesma rua da ponte até chegarmos a Igreja St. Nicholas de MalaStrana. Enorme, e muito trabalhada em seu interior, uma verdadeira preciosidade da arquitetura e da história. Mas nosso objetivo era chegar até o castelo, então, não ficamos por lá muito tempo e já fomos rumo às escadarias.
O maior castelo do mundo
O Castelo de Praga
Depois de subir, subir e subir escadas, chegamos ao Castelo de Praga. Um mirante lindo, a vista lá do alto te permite entender por que Praga é chamada a cidade dos pináculos; centenas deles espalhados pelo horizonte da cidade. Passeamos sem rumo pelo maior castelo do mundo, conhecemos seus pátios, palácios, museus e admiramos a beleza surpreendente da história milenar do trono dos reis. A entrada é gratuita nas áreas abertas. Existem 2 tipos de tickets, um mais básico e o segundo que cobre acesso a todas as áreas do castelo. A construção mais bonita e principal atração do castelo é a Catedral São Vito. Ela guarda as jóias reais e tumbas de reis e santos importantes. Parte da entrada é gratuita mas, para andar livremente deve-se comprar o ticket que inclui outras entradas também.
Importante: todo dia ao meio-dia em frente aos portões principais do castelo, acontece a troca de guarda com banda e bandeira. Não é nada britânico, mas os oficiais mantém a mesma cara séria e sem interação nenhuma com os turistas.
Mosteiro de Strahov
Continuamos a jornada subindo a rua do castelo em direção ao Mosteiro de Strahov, casa de uma das bibliotecas mais bonitas do mundo. Se for fazer esse roteiro fique atento à entradinha minúscula do Mosteiro. Uma portinha e longo corredor levam a um complexo de prédios, jardins e restaurantes.
Dica, quando sair do corredor à sua esquerda terá um mapa com números e um teclado numérico, digite aonde deseja ir e o mapa lhe contará toda história daquele lugar específico. Muito legal.
Seguimos então em direção da famosa biblioteca, e um dos lugares mais curiosos pra mim. Nessa biblioteca existem coleções de livros que a esposa de Napoleão Bonaparte doou, alguns deles foram destruídos por conter catálogo de artes que o exército de Napoleão havia roubado, portanto não deveriam ser procurados. Ela também possui uma coleção de globos que marcam o início dos estudos geográficos, onde o primeiro tinha a Austrália como Califórnia rs.
A biblioteca é mesmo linda, são apenas 2 cômodos que você vê de uma porta localizada em um corredor com alguns estudos de insetos, pedras, conchas e livros à mostra. Não é permitido andar por ela e para tirar foto deve-se pagar uma taxa extra.
Biblioteca Strahov CZK 120,00
Terminamos o curto passeio à Biblioteca (acredito que 30min) morrendo de fome. Afinal, já estava tarde e o tempo voou sem nem percebermos. Dentro do mosteiro vimos 2 restaurantes, um cheio de gente mas arquitetura mais simples e um mais vazio mais lindo e chic! Optamos pelo mais lindo e chic Velká Klášterní Restaurace, só para nos arrependermos depois. O lugar era lindo, mas o atendimento foi péssimo e a comida sem sabor, parecia algo bem cozido na cerveja local mas não, não estava grandes coisas. Saímos arrependidos, mas alimentados.
Restaurante CZK 300
Descemos a rua principal de volta pra casa, olhando as lojinhas de souvenirs para comparar os preços dos dois lados da ponte. A conclusão foi que, os preços eram os mesmos praticados em ambos os lados, com raras exceções. Paramos na famosa sorveteria Amorino para um gelato delicioso (mas que não perde para os outros da cidade) e finalizamos a noite com Pizza no nosso amado apê. Dia cheio e muito proveitoso, agradecemos a Deus por trazer até aqui.
No dia seguinte fomos conhecer o Bairro Judeu, a Cidade Nova e conhecer mais sobre a visa noturna de Praga.
Próximo dia: Dia 3: Bairro Judeu, Praça Venceslau, noite em Praga
Confira cada dia da nossa viagem:
República Tcheca
Praga: 5 dias
Dia 1: Hotel, Cambio, Apple museum, Restaurante JazzPraga
Dia 2: Old Town Square, Castelo de Praga, Ponte Carlos, Malá Strana, Mosteiro de Strahov
Dia 3: Bairro Judeu, Praça Venceslau, noite em Praga
Dia 4: Cabeça de Franz Kafka, Casa Dançante, Noite em Praga
Praga – Dia 5: Mercado Havelska e compras,Cisnes, Ilha de Kampa, Muro de Jonh Lennon
Polônia
Viajando de Praga a Cracóvia – De ônibus
Cracóvia 4 Dias – Centro Histórico, hospedagem, restaurantes.
Auschwitz – Conhecendo um campo de concentração – Dia 2
O Bairro Judeu e a Fábrica de Schindler – Dia 3
A Mina de Sal em Wieliczka – Cracóvia – Dia 4
Suíça
Dia 2 – Grindewald, Lauterbrunnen e Berna
Viagem em Novembro/Dezembro de 2017