Como Veneza foi construída?

A charmosa cidade nos encanta com seus canais ao invés de ruas, diversas pontes e construções sob as água. Mas sempre fica a dúvida, como essa charmosa cidade foi construída com tanta água?

Alguns fatos importantes sobre Veneza:

-Veneza não é uma ilha,  é um conjunto de 124 ilhotas que começaram a ser populadas e anexadas umas às outras a partir do século VII.

-Diferente do que muita gente pensa, Veneza não é mar e sim uma lagoa separada do mar por pequenas porções de terra.

Veja a foto de cima e poderá reconhecer suas pequenas poções de terra:


E como construir sobre as água?

Os venezianos fincavam nos pequenos pedaços de solo tronco de madeiras e uma mistura encontrada no fundo das lagoas de areia e argila. Em contato com a água salgada esses troncos e misturas ficavam duros igual pedra. A partir daí, os construtores colocavam duas camadas de placas de madeira e uma camada de blocos de pedras e tijolos sigilados posteriormente com grandes blocos de pedra de Istria, uma espécie de mármore muito resistente à água salgada e à umidade.

Os troncos das árvores na construção das casas. Foto Insula

 

E o sistema de luz, telefone, água…

É exatamente debaixo de onde pisamos que está todo o sistema elétrico e hidráulico da cidade. E entre uma ilhota e outra os fios e tubulações também são atravessados pelas pontes. Veneza não possui um sistema de esgoto moderno e utiliza ainda as históricas galerias que levam a água suja aos rios e canais. Duas vezes por dia, a lagoa se esvazia e se enche de água proveniente do mar por três bocas de porto, limpando assim os canais. Em grande parte das construções existem as fossas sépticas, grandes caixas onde ocorre um tratamento da água suja antes que ela seja depositada nos canais.

A cidade sofre com a maré alta que sobre por volta de 80 cm e quando isso acontece, os pontos mais baixos da cidade, como Praça São Marcos, são afetados. A maré alta dura cerca de 3 a 4 horas e logo depois a cidade volta à normalidade. Geralmente colocam-se passarelas nos pontos afetados e as pessoas podem caminhar sem se molhar.

Quando for até Veneza lembre-se sempre de como essa cidade foi construída e retribua toda a emoção e o encantamento que ela te proporciona com respeito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo